Ego é objeto de estudo da psicologia á muito tempo. Ele é entendido como a capacidade de buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos e a realidade. Desta forma, o ego seria suas decisões frente as diferentes situações da vida.

No CrossFit a palavra EGO ganhou fama com a frase ‘’deixe seu ego do lado de fora’’. Mas analisando esta frase acreditamos que isso seria impossível, já que o ego está inserido no ser humano e faz parte da nossa vida a todo momento.

A questão que deveríamos pensar é o quanto o nosso ego pode nos ajudar a tomar as melhores decisões. Estas decisões irão refletir diretamente, de maneira positiva ou negativa, em nosso treinamento.

Muitos exemplos, dentro do box, poderiam ser dados para entendermos melhor o assunto…

  • Ouvir seu treinador ou decidir fazer aquilo que ‘’acha melhor’’ ?. Isso é bom pro ego, mas muito perigoso para seu corpo.
  • Atribuir pra si resultados que não são verdadeiros (por exemplo, ser mais rápido que o Fraser no Open). Isso pode te fazer sentir melhor, mas não mais condicionado.
  • Buscar uma ‘’desculpa’’ por não ter ido bem em um wod. Seria mais inteligente aceitar que você deveria parar de faltar e treinar mais.

Portanto, quando o ego não é trabalhado a nosso favor podemos nos perder no processo de evolução e afastar pessoas. Agora, quando bem trabalhado nosso ego deixa de ser ísta (egoísta)…Isso gera melhores resultados, alegrias e com certeza boas amizades.

Referência

https://pt.wikipedia.org/wiki/Egoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *