Para entendermos sobre o assunto é necessário entender algumas concepções :

Consciência corporal é = Imagem corporal + esquema corporal.

Esquema corporal: É a consciência do corpo anatômico que é palpável , concreto.

Imagem corporal: É a apresentação mental do corpo, um conceito de si próprio ,fruto do acumulo de experiência psicocorporais .
A imagem do corpo se constrói “sobre” o esquema corporal .

Consciência corporal se refere às aquisições de coordenação, lateralidade, percepção de segmentos corporais, percepção espacial e temporal.

No sistema nervoso central existem áreas especificas responsáveis pela sensibilidade e funcionamento do Corpo, que são estimuladas constantemente desde a vida intraúlterina. Recebemos estímulos que nos fornecem dados sensoriais que são enviados para nossas estruturas corporais e esses estimulo continuam por toda vida.

Desde a gestação, nossas percepções vão modificando nosso conhecimento do corpo , dependendo dos estímulos recebido durante o desenvolvimento .

A Ginástica é uma das modalidades aplicada dentro do método Crossfit .Não apenas o esporte competitivo tradicional ,mas muitas atividades como escalada ,ioga ,exercícios calistênicos , entre outros , onde o objetivo principal é o controle do corpo.

São dentro destas atividades que podemos desenvolver uma força extraordinária, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e precisão.
Quando criança, recebemos muitos estímulos até conseguir dar o primeiro passo para “andar”, que ao longo da vida se torna uma coisa “automática”

O Handstand, por exemplo, é um exercício muito usado no crossfit ,estático ou em movimento , com ou sem apoio . É um exercício que necessita de equilíbrio e para executa-lo precisamos de uma ótima consciência corporal . Assim como o “andar” precisamos de estímulos para poder ter uma ótima consciência corporal do exercício e assim ter um controle sobre ele .

Como melhorar?

  • FREQUENTAR as aulas de GINÁSTICA do box.
  • Conversar com algum Coach e pedir dicas para treinar e melhorar mais rápido.

Conclusão

No Crossfit , precisamos conhecer nosso corpo , entendê-lo , executar os exercícios de uma forma mais consciente ,desde a simples respiração até a contração da musculatura exigida durante o movimento . Isso muitas vezes ajudará até naquela suposta dor que tinha ao executar tal movimento por uma postura errada, um core não ativo, ou até mesmo na conquista de seus primeiros 10m de handstand walk.

Referências Bibliográficas
Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido, 11ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
Medina. João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1987.
Nascimento, Martha Lovisaro do. Tese: Programa Experimental para desenvolvimento da psicomotricidade em crianças de 6 e 7 anos. Maio, 1988.
Shilder. A imagem do corpo. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1980
Wallon Henry. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Ed. Andes, 1975
Glassman ,Greg .Guia de treinamento crossfit ,2016

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